Marcus Dantas, gerente de Vendas de Soluções para América Latina na FIS
Os bancos não podem definir a política monetária - seja na alta ou na baixa dos juros - mas podem ajudar os clientes a interpretá-la e a se protegerem contra incertezas futuras. Muitos bancos já fornecem ferramentas de gerenciamento financeiro pessoal e tecnologias modernas, que colaboram com o aumento da eficiência das pequenas empresas e dos clientes de varejo, aproveitando o poder da Inteligência Artificial (IA). Reforçando essa tendência, listei cinco maneiras de como os bancos podem agregar valor aos seus clientes, em qualquer mercado:
- Os pagamentos em tempo real permitem que as empresas realizem seus pagamentos dentro do prazo estipulado, em qualquer momento, o que é especialmente benéfico para pequenas e médias empresas, pois colabora com a redução dos custos de transação. Com tantas vantagens, fica claro a forte adesão ao uso dos pagamentos instantâneos. No Brasil, por exemplo, o PIX movimentou R$ 10,9 trilhões em 2022, mais do que o dobro de 2021, segundo dados do Banco Central (BC). Foram R$ 24,13 bilhões de operações realizadas, com quase R$ 3 bilhões efetuadas apenas em dezembro, o maior número de transações da história do sistema de pagamento instantâneo.
- As soluções avançadas de gerenciamento de caixa ajudam as empresas a otimizar processos, retornos e automatizar tarefas diárias, garantindo assim o capital de giro. Em tempo de alta de inflação, rever a solidez financeira é imperativo.
- Soluções de crédito personalizadas tiram proveito do poder dos dados para entender e prever o fluxo de caixa, além de alinhar o crédito com a estratégia de negócios. Com uma visão mais clara do caminho a seguir, as empresas podem se planejar melhor para contingências, como o aumento da inadimplência e as oscilações das taxas de juros ou da inflação.
- Uma abordagem digital dentro da área de finanças facilita a visão dos movimentos de caixa, agilizando as aplicações e decisões de tomada de crédito. O foco nos processos, soluções e ferramentas de digital-first, colaboram para que os trâmites internos tenham mais agilidade.
A digitalização dos serviços de valor agregado, como o faturamento e o gerenciamento da folha de pagamento, apresenta um incremento na organização dos recursos internos, garantindo a eficácia nos processos de uma companhia.
É fato que sistema financeiro tem passado por uma revolução tecnológica nos últimos anos, evidenciando a importância da inovação do setor e apresentando novas perspectivas para as soluções dos problemas enfrentados pelos clientes. Porém, usando tecnologia moderna, pensamento inovador e uma perspectiva positiva, os bancos, as instituições e empreendedores bem-sucedidos se tornarão consultores em quem os clientes deverão confiar, auxiliando-os a navegar nos mares agitados dos tempos atuais.
Adriana David
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