Conforme publicado pelo jornal Valor Economico o Grupo CPFL reservou parte de seu lucro para expansão. Entre seus planos estão a possível compra da Enel CE (antiga Coelce).
Atualmente o Grupo CPFL pertence ao grupo chines State Grid, a maior empresa do setor elétrico do mundo, que adquiriu em 2017 54,64% de participação acionária da CPFL Energia e será o acionista controlador. O valor da operação na época foi de aproximadamente R$ 14 bilhões.
A CPFL é uma empresa que está no mercado há 110 anos. Durante sua trajetória operou uma companhia de bondes em Campinas, interior de São Paulo, foi estatizada em 1975 passando para o controle da Companhia Energética de São Paulo - CESP.
Em 1997 a empresa foi privatizada e adquirida pelo consorcio formado pelo Bradesco, Camargo Correa e Votorantim. Em 2001 a CPFL adquire parte da Rio Grande Energia (RGE) distribuidora de energia elétrica em vários municípios do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Em 2006 compra o restante das ações da companhia.
Em 2019 a Rio Grande Energia foi incorporada pela RGE Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A (Antiga AES Sul) comprada pela CPFL em 2016.
Hoje o Grupo CPFL atua nos segmentos de distribuição de energia elétrica com as distribuidoras CPFL Paulista (região de Campinas), CPFL Piratininga (Santos e região de Sorocaba), RGE (parte do estado do Rio Grande do Sul) e CPFL Santa Cruz (região de São José do Rio Preto) além de empresas nos ramos de geração e comercialização.
Com informações do Canal Energia e Sites do Grupo CPFL
Nenhum comentário:
Postar um comentário