A Enel anunciou nesta terça-feira (22) sua intenção de vender o controle acionário da Coelce, distribuidora de energia do Ceará. A Enel Brasil pretende concentrar esforços em distribuição nas áreas de concessão de São Paulo e Rio de Janeiro, onde há mais potencial para produtos e serviços de eletrificação.
O Grupo Enel incluiu a brasileira Coelce no rol de ativos que pretende vender nos próximos anos, segundo novo plano estratégico 2023-2025. O objetivo das vendas é levantar 21 bilhões de euros (21,5 bilhões de dólares) para reduzir a dívida líquida e focar nos negócios de energia mais limpa em seis países principais. A Enel também venderá as operações na Argentina e Peru.
No Brasil, vendeu também a termelétrica de Fortaleza para a Eneva. Outras duas transações estão em processo de finalização até o fim deste ano e a venda da Enel Distribuidora de Goiás, adquirida pela Equatorial Energia em setembro, e a dos ativos de transmissão no Chile. Este ano, o Grupo vendeu sua operação na Rússia.
Atualmente, a Enel Ceará fornece energia para os 184 municípios cearenses. Atende 4,38 milhões de unidades consumidoras no Estado.
Como consequência as ações da Coelce subiram 18% após Enel anunciar intenção de vender o controle da companhia. Por enquanto não foram iniciadas nenhuma negociação.
Por Redação com informações da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário