sábado, 29 de outubro de 2022

A empresa que não conhece inflação


Conheça a estratégia da empresa que não aumenta seu preço a trinta anos.

Você parou para pensar em um produto que não aumento de preço há trinta anos? Isso mesmo um produto que há três décadas custa o mesmo valor 0,99 cents de dólar.

Estamos falando sobre a empresa norte americana AriZona Iced Tea que vende seus chás pelo mesmo preço durante todo esse tempo.

História da empresa

A  AriZona Iced Tea teve sua origem em uma pequena distribuidora de cervejas que se instalou no Brooklyn fundada por Don Vultaggio e John Ferolito e que logo se tornou um próspero negócio.

Vultaggio sempre esteve atento ao mercado e percebeu que a empresa Snapple, uma marca de chás gelados e sucos fazia muito sucesso entre os jovens. A partir desta contatação a Vultaggio Distribuidora mudou seu nome para AriZona e começou a produzir chás e sucos com foco no público jovem.

A revista Forbes neste avaliou o patrimônio de Vultaggio em US$ 4 bilhões. Já a receita anual da empresa é de US$ 3 bilhões.

Como os preços continuaram baixos?

Para que o preço do chá não fosse reajustado com o aumento do custo de produção, foram necessárias algumas estratégias para manter o negócio funcionando até hoje. Entre elas estão:

  • Margem baixa. O foco é na quantidade, em aumentar o volume de vendas dos chás. Para compensar, outros produtos da marca tiveram a margem elevada;
  • Mudanças de gastos. Para contornar o aumento do custo das matérias-primas, como o Aluminio, que variou em mais de 100% a empresa fez mudanças nas embalagens;
  • Publicidade discreta. O investimento em marketing é baixo. A marca prefere manter a estratégia boca a boca e a fidelização de clientes;

Em 2020, os produtos AriZona tinham cerca de 16% de participação do mercado de chás prontos nos EUA. Para continuar crescendo empresa usa uma estratégia de diferenciação onde o foco está na qualidade e no preço.

A briga continua

 Don Vultaggio em uma entrevista ao Los Angeles Times disse que briga com a Coca Cola e Pepsi com uma "pistola de água" enquanto as maiores brigam com "metralhadoras". Pelo jeito o empresário não se intimida com os concorrentes pois pretende manter o preço até onde for possível. 


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